Make your own free website on Tripod.com
Guia do Vestibulando
Ciências Biológicas

Home

Ciências Biológicas
Ciências Exatas
Ciências Humanas
Ranking Universitário
Resumos
Dicas importantes
Email para contato

Abaixo estão as descrições dos cursos da Área de Biológicas. Caso você tenha interesse em saber mais sobre um determinado curso, basta me enviar um email.


AGRONOMIA:
O engenheiro agrônomo auxilia o produtor na escolha da cultura, prepara o solo, o plantio, a adubação e a colheita. Alimentação, saúde, reprodução e abate do rebanho. É responsável também pelo transporte, industrialização, e venda dos produtos.
O CURSO: Metade do currículo esta reservado às aulas práticas. Na parte teórica há matérias como física, estatística, biotecnologia, ecologia, construção rural, entre outras.
DURAÇÃO: 5 anos.


CIÊNCIAS BIOMÉDICAS:
Passando a maior parte do dia em laboratórios, os biomédicos trabalham com umas das coisas mais temíveis do planeta: os vírus e as bactérias. O profissional formado pode ter ligação com médicos, biólogos, bioquímicos, e farmacêuticos.
O CURSO: Os três primeiros anos são dedicados a matérias como biomedicina, anatomia, citologia, fisiologia e microbiologia. 40% da carga horária do currículo são preenchidas pelas aulas de laboratório.
DURAÇÃO: 4 anos.


EDUCAÇÃO FÍSICA:
Sem dúvida é uma das profissões que mais cresce a cada ano, pois, além de ter uma área ampla para trabalhar(academias, empresas, escolas), cada vez mais pessoas procuram se exercitar.
O CURSO: O primeiro ano é dedicado à matérias como ortopedia, fisiologia e anatomia. À partir do segundo ano se aprende as principais modalidades esportivas. O estágio é obrigatório.
DURAÇÃO: 4 anos.


FARMÁCIA:
O farmacêutico é responsável pela pesquisa, produção e distribuição de remédios. Mas não é só isso, o profissional também pode trabalhar na produção de cosméticos e alimentos.
O CURSO: As aulas são bem divididas, entre teóricas, que inclui matérias como química, parasitologia, microbiologia, e aulas em laboratórios.
DURAÇÃO: 4 anos.


FISIOTERAPIA:
Profissão que está em alta, nela você pode trabalhar em clínicas, empresas e até em clubes de futebol, visando o tratamento e a prevenção de lesões corporais.
O CURSO: Neste curso se aprende o funcionamento do organismo, tendo como matérias básicas anatomia, fisiologia e psicologia, e também se aprende técnicas de fisioterapia.
DURAÇÃO: 4 anos.


FONOAUDIOLOGIA:
O fonoaudiólogo além de tratar de problemas na fala, ajuda a locutores e atores a melhorar a pronúncia ou também os sotaques regionais.
O CURSO: Na maioria das faculdades é integral, sendo o primeiro ano igual ao de medicina, e tem matérias como anatomia, biofísica, fonética e lingüística.
DURAÇÃO: 4 anos.


MEDICINA:
Uma das profissões mais antigas e conhecidas, a Medicina é um curso onde há diversas áreas de especialização, tendo como seu único objetivo a preservação da vida humana.
O CURSO: É muito importante se escolher uma boa faculdade, pois este curso exige uma infra-estrutura muito boa, de laboratórios, professores e materiais. As aulas são integrais, tendo o aluno que e dedicar totalmente aos estudos de matérias como anatomia, biologia e fisiologia.
DURAÇÃO: 6 anos mais 2 de residência.


MEDICINA VETERINÁRIA:
O médico veterinário além de trabalhar com o tratamento de animas em clínicas e fazendas, ele também pode trabalhar na indústria alimentícia.
O CURSO: As aulas práticas são 60% do curso, que tem matérias como microbiologia, genética, nutrição e produção animal.
DURAÇÃO: 5 anos.


NUTRIÇÃO:
Profissional que cuida do balanceamento alimentar, o que é cada vez mais procurado por pessoas obesas ou até doentes. Como Nutricionista você pode trabalhar em academias, hospitais e restaurantes.
O CURSO: Tem matérias da área de medicina, química, engenharia de alimentos, psicologia e comunicação. Conta também com matérias específicas como educação nutricional, higiene de alimentos e técnicas dietéticas.
DURAÇÃO: 4 anos.


ODONTOLOGIA:
A função do dentista é desvendar os mistérios da boca, o que vai muito além de cáries. Hoje em dia o profissional esta se preocupando mais em prevenir do que curar, o que é muito importante.
O CURSO: No início se tem matérias como anatomia e fisiologia, e à partir do segundo ano os alunos tem aulas práticas em bonecos.
DURAÇÃO: 5 anos.


Em breve outros cursos desta área, e mais detalhes sobre estes já descritos. Aguardem!